Sobre
Nossa História
A Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Rio de Janeiro – FACERJ é uma entidade de classe, sem fins lucrativos, integrante do maior sistema associativo do Brasil, a Confederação das Associações Comerciais do Brasil – CACB.
Fundada em 02/09/1975 e antes designada FACIARJ – Federação das Associações Comerciais, Industriais e Agropastoris do Estado do Rio de Janeiro, a FACERJ tem como foco a representatividade e a prestação de serviços, especialmente para as micro e pequenas empresas.
Sua importância como entidade representativa do micro e pequeno empreendimento pode ser traduzida em números. As suas 120 Associações Comerciais estão presentes em 90 dos 92 municípios fluminenses e nos principais bairros cariocas, o que caracteriza a sua capilaridade.
A FACERJ é caracterizada também pela abrangência, por congregar mais de 38 mil empresas de todos os segmentos empresariais (comércio, indústria, agronegócios, serviços, transporte, profissionais liberais e autônomos), e pela legitimidade, pois todas as empresas são filiadas por livre adesão.
A instituição não restringe as atividades de suas federadas, que são autônomas em suas decisões, inclusive nos serviços a que se propõem a oferecer aos seus associados, seja serviços próprios ou através de convênios.
Visando ao atendimento dos interesses das classes que representa, a FACERJ está presente nas principais instâncias da sociedade fluminense, participando de fóruns, representações técnicas e institucionais. São exemplos o Conselho de Desenvolvimento Econômico do Estado, o Conselho Deliberativo do Sebrae e o Conselho da Micro e Pequena Empresa. Trabalha também junto aos poderes públicos constituídos nas esferas municipal, estadual e federal, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico.
MISSÃO
Representatividade política e social: a FACERJ é o porta-voz dos anseios da classe empresarial junto aos diversos órgãos públicos, bem como a entidades sociais organizadas;
Prestação de serviços: a FACERJ e as Associações Comerciais e Empresariais (ACEs) prestam relevantes serviços às micro e pequenas empresas, como consultoria jurídica, consultoria econômica e projetos voltados para o associativismo, visando à melhoria da gestão empresarial e à geração de emprego e renda;
Disponibilidade de instalações para os associados: A Federação oferece recursos e estrutura como equipamentos, auditórios, escritórios e outros.
DIRETRIZES ESTRATÉGICAS
Desenvolver o associativismo: trata-se de uma ferramenta eficaz para a defesa dos interesses empresariais frente à conjuntura econômica, contribuindo para a redução do índice de mortandade das micro e pequenas empresas. As Associações Comerciais e Empresariais, entidades representativas das classes produtoras, disseminam o associativismo a fim de fortalecer os negócios e promover o desenvolvimento;
Fortalecer a representatividade junto aos poderes públicos, entidades empresariais e comunidades onde está inserida;
Desenvolver ações e projetos que satisfaçam e fidelizem seus associados;
Difundir idéias e pensamentos das entidades perante a opinião pública;
Maximizar os resultados através da inovação permanente dos processos;
Buscar a simplificação e a redução da carga tributária;
Buscar a simplificação da reforma trabalhista.
OBJETIVOS
Promover a integração entre os órgãos representativos de todos os segmentos produtivos do Estado;
Defender, perante aos poderes públicos, os direitos, interesses e aspirações de suas federadas;
Colaborar com os poderes públicos no estudo e na solução de questões de interesse da comunidade, das Associações e das classes que representa;
Promover a realização de encontros e congressos das Associações filiadas;
Manter em sua sede serviços de natureza jurídica, técnica e de informações para as ACEs;
Promover ações visando à capacitação dos empresários nas áreas de gestão administrativa, financeira, técnica operacional e mercadológica.
Diretoria
Presidente
Robson de Lima Carneiro
ACE Bonsucesso
1º VICE-Presidente
Matheus Gattáts Alves da Silva
ACE Barra Mansa
2º VICE-Presidente
Jésus Mendes Costas (em memória)
ACE Petrópolis
Bruno Paciello Sobrinho
ACE Barra Mansa
Leonardo Castro De Abreu
ACE Campos Dos Goytacazes
Paulo Vítor Gonçalves Nalin
ACE Magé
Fernando Paiva Da Silva
ACE Bonsucesso
Jorge Luiz Braga
ACE Maricá
Rosângela Aparecida M. M. De Castro
ACE Bom Jesus de Itabapoana
Ana Selma Silveira Rocha ACE Bom Jesus De Itabapoana
Delfim Antonio Paes Moreira
ACE Maricá
Evanildo Barreto
ACE São Gonçalo
Felipe Pereira Coelho
ACE Teresópolis
Horácio De Carvalho Afonso
ACE Madureira
Igor Veríssimo Da Silva Baldez
ACE Niterói
Isabel Cristina Silva Vasconcelos
ACE Seropédica
João Da Silva França
ACE Cantagalo
Jocimar Coelho De Lima
ACE Cachoeira de Macacú
José Essiomar Gomes Da Silva
ACE Angra dos Reis
Júlio César Celles Cordeiro
ACE Friburgo
Mário Pereira Lopes
ACE Nova Iguaçú
Maycon César Inácio Abrantes
ACE Volta Redonda
Romulo Nalin Turbae
ACE Magé
Paulo Marcos Dos Reis
ACE Petrópolis
Sérgio Schuindt Coelho Da Silva
ACE Casimiro de Abreu
Wagner Bastos Aiex
ACE Barra do Piraí