sebrae

O Sebrae – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – é uma instituição técnica voltada para o fomento e difusão de programas e projetos que visam ao desenvolvimento e ao fortalecimento das micro e pequenas brasileiras, de todos os setores econômicos.

Sua atuação estratégica e inovadora permite que as micro e pequenas empresas encontrem condições para uma evolução sustentável, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico do país.

Fundado em 1972, seu campo de trabalho inclui planejamento, organização, controle, assessoria, fomento e execução de ações nas áreas econômica, social, tecnológica, mercadológica, educacional, cultural e ecológica.

O Sebrae atua em todo o país: suas unidades nos 26 estados e no Distrito Federal formam um sistema de ampla capilaridade, como o da Confederação das Associações Comerciais do Brasil – CACB.

O sistema busca articulação com órgãos da administração pública e privada que atuam na área de promoção do desenvolvimento das MPEs, entre eles a Federação da Associações Comerciais e Empresariais do Rio de Janeiro – FACERJ, através da parceria FACERJ/ Sebrae-RJ.

Sebrae- RJ – Áreas de atuação

-Orientação para crédito;
-Políticas públicas;
-Alianças estratégicas;
-Apoio técnico e acesso à tecnologia;
-Rede de atendimento;
-Desenvolvimento empresarial/ setorial;
-Desenvolvimento local;
-Promoção de negócios.

Sebrae Nacional – Histórico

O ano de 1964 foi de grandes debates e conflitos e o marco do início do esforço do Estado brasileiro em auxiliar o pequeno empreendimento, com a criação do Programa de Financiamento à Pequena e Média Empresa – FIPEME. Três anos depois, foram instituídos os Núcleos de Assistência Industrial. Em 1972, foi fundado o Centro Brasileiro de Assistência Gerencial à Pequena Empresa – Cebrae.

Após anos de uma trajetória de altos e baixos, o Cebrae transformou-se em Sebrae – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – por meio do decreto 99.570, de 9 de outubro de 1990, complementando a Lei 8029, de 12 de abril de 1990, que o desvinculava da administração pública, transformando-o em serviço social autônomo.

O reconhecimento da instituição como não-governamental foi um avanço neste processo de evolução. O Sebrae se consolida como o maior parceiro da iniciativa privada de pequeno porte, por meio de ações visando à formação do empreendedor, ao esforço por uma menor e mais ágil burocracia governamental, à ampliação de mercados e à organização e modernização gerencial do pequeno empreendimento.

Houve modernização de produtos e serviços e a adoção de estratégias de gestão com fundamento na qualidade por uma moderna rede de unidades, os balcões Sebrae. Isto somado à visibilidade do sistema na mídia resultou em uma maior demanda por produtos e serviços.

Nesta fase, onde foram realizadas ações junto ao poder público visando ao fortalecimento das micro e pequenas empresas, é importante destacar a liderança do SEBRAE no movimento que resultou na aprovação, pelo Congresso Nacional, do Estatuto da Microempresa e Empresa de Pequeno Porte, dispondo sobre o tratamento jurídico diferenciado e simplificado, previsto na Constituição Federal (Lei n° 9.841 de 05/10/99).

De acordo com levantamentos do IBGE, 98% dos estabelecimentos produtivos são micro e pequenas empresas, que geram cerca de 20% do PIB e respondem por 60% da oferta de emprego. São dados que revelam a sua importância para a economia brasileira e as suas urgências em relação à produtividade e competitividade, ou melhor, à necessidade de políticas públicas de apoio ao segmento capazes de construir um ambiente institucional favorável.

O SEBRAE vem se empenhando para que a Lei Geral de Micro e Pequenas Empresas seja aprovada pelo Congresso Nacional. A lei estabelece as diretrizes gerais de toda legislação – federal, estadual ou municipal – que afeta a micro e pequena empresa nos campos tributário, administrativo e financeiro.

Prioridades Estratégicas

-Empenho pela implementação de um marco legal para as MPEs;
-Articulação de políticas públicas;
-Estabelecimento de alianças estratégicas;
-Promoção do acesso à tecnologia;
-Revolução no atendimento;
-Promoção do acesso aos mercados interno e externo;
-Elevação dos níveis de desempenho dos Recursos Humanos.

Site: www.sebraerj.com.br
Contato: informacoes@sebraerj.com.br