Mensagem do Presidente

Imagem do WhatsApp de 2024-02-22 à(s) 16.43.54_7cef123b
A IMPORTÂNCIA DO ASSOCIATIVISMO PARA O DESENVOLVIMENTO LOCAL
O associativismo desempenha uma função essencial no fortalecimento das comunidades empresariais, integrando todos os setores econômicos, sejam do comércio, da indústria, dos serviços e da agricultura e da pesca, em uma determinada região.

As associações comerciais e empresariais são organizações fundamentais para desenvolver a colaboração e a convergência setorial, promovendo o compartilhamento de informações, conhecimentos, negócios e recursos, além de oferecer uma voz coletiva para enfrentar desafios comuns, de forma integrada. Ao unir esforços, as empresas associadas podem ganhar influência, negociar melhores condições de mercado e contribuir para o desenvolvimento econômico de forma sustentável de uma localidade, com responsabilidade social.

O associativismo cria um ambiente propício para networking formando redes, gerando aprendizado mútuo e inovação, contribuindo para o crescimento individual e coletivo das organizações. Empreender de forma associativa exerce um papel crucial no fomento ao desenvolvimento econômico e social do estado do Rio de Janeiro e do Brasil. Ao unir forças, as empresas podem enfrentar desafios específicos das suas regiões, onde fazem parte, identificando soluções e oportunidades coletivas.

As associações, por meio das suas lideranças, atuam como catalisadoras do crescimento econômico, social e ambiental, fomentando a colaboração entre os setores econômicos, estimulando soluções inovadoras para o sucesso das empresas participantes do processo associativo, isso acontece também ao longo das cadeias produtivas, através do compartilhamento de oportunidades, serviços e otimização de recursos, que de forma individual não seria possível.

No contexto do Rio de Janeiro, uma abordagem coletiva através do associativismo, pode fortalecer os setores-chave da economia, como o turismo, a indústria criativa, a economia do mar, o comercio local e a produção tecnológica e cultural regional. A capacidade de influenciar em políticas públicas locais, criando um ambiente de negócios favorável, e oferecer serviços de forma integrada, também se destaca por meio do associativismo, contribuindo para a geração de oportunidades para as empresas e para a população, criando emprego e renda em uma economia cada vez mais compartilhada e colaborativa.

ROBSON DE LIMA CARNEIRO