Emissão de Certificado de origem

Certificado de Origem é um documento que deve ser providenciado pelo exportador junto às entidades específicas que são emitidos pela FACERJ. Este documento comprova a origem brasileira da mercadoria e com isto, concede recursos preferenciais às operações com países que possuem acordo comercial com o Brasil. Este documento também certifica que o produto exportado atende todas as normas de origem com o país importador.

Além disso, quando o exportador brasileiro opta por utilizar a certificação de origem, ele torna seu produto mais competitivo em relação à outros países, pois possui algumas vantagens. Tais como tratamento alfandegário especial, possibilidade de atestar a origem da mercadoria e redução de impostos. A maior vantagem de ter um certificado de origem é a redução do imposto de importação que, em alguns casos, pode chegar a 100%.

Para dar entrada no certificado de origem para sua empresa basta entrar em contato com Débora Diniz e Fabiana Oliveira através do endereço eletrônico comercioexterior@facerj.org.br e fazer a sua solicitação. É necessário ter em mãos sua fatura comercial e a declaração de origem. Após a solicitação com todos os dados acertados, o certificado fica pronto em menos de um dia. Para mais informações também é possível ligar para (21) 2221-0143.

Fonte: DC Logistic Brasil e FACERJ

WhatsApp Image 2020-01-29 at 16.40.25