cacb

cacb_gA Confederação das Associações Comerciais do Brasil – CACB tem sua origem nas Associações Comerciais de diversos estados, surgidas no período colonial, quando se vivia sob a tutela de Lisboa. Salvador, Belém e Rio de Janeiro, movimentadas cidades portuárias e de forte peso econômico e político provincial, foram os primeiros pontos de encontro dos comerciantes e todas tiveram como objetivo a defesa do comércio, da livre iniciativa e da cidadania.

Em 1811, quando a Bahia se recuperava da crise gerada pela mudança da capital para o Rio de Janeiro, o governador da capitania baiana, D. Marcos de Noronha e Brito, foi autorizado a construir a sede da Praça do Comércio, entregando-a pronta em 1816. Em 1912, o presidente da Associação Comercial do Rio de Janeiro, Barão de Ibirocaí, reuniu em sua cidade, capital da colônia, os presidentes das Associações Comerciais dos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Pará, Paraná, Rio de Janeiro e Sergipe. Nascia a Federação das Associações Comerciais do Brasil, que em 1963 recebeu o nome de Confederação das Associações Comerciais do Brasil e, em 1999, teve sua sede transferida para Brasília.

A CACB é uma organização multissetorial formada por 27 Federações, representantes de todos os estados. Congrega uma extensa rede de mais de 2.100 Associações Comerciais e Empresariais, que associam por livre adesão mais de 2 milhões de empresários em todo o país – pessoas físicas e jurídicas de todos os segmentos produtivos (comércio, indústria, agronegócios, serviços e finanças).

A CACB concentra sua força e influência em questões fundamentais para o empresariado brasileiro, como a defesa de uma reforma tributária mais justa, a redução das taxas de juros, o estímulo à exportação e o movimento de responsabilidade social entre as empresas – questões que dizem respeito não apenas ao empresariado, mas à sociedade como um todo.

O que a torna uma entidade representativa do micro e pequeno empreendimento brasileiro é o fato de agregar, em sua maioria, microempresas (89%), responsáveis pela maior parte dos empregos gerados.

A CACB se concentra em duas estratégias de atuação: traçar metas para atender aos interesses do empresariado e atuar como órgão consultivo do Governo Federal. Os Congressos anuais que realiza ilustram bem essa participação. Por meio deles, as Federações e as Associações do sistema expõem diretamente os principais problemas enfrentados pelos empresários, em contato direto com o Presidente da República, Ministros, Secretários e outras lideranças nacionais.

A CACB, a cada ano, confirma a sua respeitabilidade e credibilidade junto ao poder público e às entidades de classe brasileiras, estando presente em todos os espaços de debate e formulação de políticas públicas e empresariais para o Brasil.

BREVE HISTÓRICO DAS ASSOCIAÇÕES QUE DERAM ORIGEM A CACB

ALAGOAS: no dia 7 de setembro de 1866, foi fundada a Associação Comercial de Maceió, visando ao fortalecimento mútuo e a uma maior sintonia dos comerciantes da época com o governo imperial.

BAHIA: a Associação Comercial da Bahia foi fundada no dia 15 de julho de 1811, procurando atender às necessidades dos comerciantes, que queriam ampliar seu campo de atuação.

CEARÁ: a Associação Comercial de Fortaleza iniciou suas atividades em 13 de abril de 1866.

ESPÍRITO SANTO: a Associação Comercial de Vitória foi fundada em 30 de julho de 1909, com objetivos claros de promover o associativismo entre os comerciantes locais.

PARÁ: a Associação Comercial do Pará é a segunda entidade empresarial mais antiga do Brasil. Fundada em 3 de abril de 1819, surgiu como Praça do Comércio do Pará. Sua história se confunde com o próprio desenvolvimento do comércio na região.

PARANÁ: no dia 1º de julho de 1890, o Comendador Ildefonso Pereira Correia, ao identificar transformações que poderiam ocorrer nas relações comerciais com o regime republicano, criou a Associação Comercial do Paraná.

RIO DE JANEIRO: em 13 de maio de 1820 foi fundada a Praça do Comércio, por um grupo representativo congregado por D. João VI. Em 1834, recebeu a designação Sociedade dos Assinantes da praça. A partir de 1867, a entidade recebeu o nome de Associação Comercial do Rio de Janeiro. Foi na Praça do Comércio que se construíram as bases para a fundação da Federação das Associações Comerciais do Brasil.

SERGIPE: a Associação Comercial de Sergipe foi fundada em 26 de maio de 1872, atendendo aos interesses de empresários comerciais, industriais, agrícolas e prestadores de serviços, em particular os bancos e profissionais liberais.

REPRESENTATIVIDADE

A CACB mantém representantes independentes e atuantes nas entidades relacionadas a seguir:

NACIONAIS

SEBRAE- Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas

SENAD- Secretaria Nacional Antidrogas

AÇÃO EMPRESARIAL

CDES- Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social

FNT- Fórum Nacional do Trabalho (Min. do Trabalho e Emprego)

Fórum da Micro e Pequena Empresa (Min. do Desenvolvimento da Indústria e Comércio Exterior)

PROCOMEX- Aliança Pró-Modernização Logística do Comércio Exterior

INTERNACIONAIS

AICO- Associação Ibero-americana de Câmaras de Comércio

CIAC- Comissão Interamericana de Arbitragem Comercial- Seção Brasileira (órgão da OEA- Organização dos Estados Americanos)

Federação Internacional de Câmaras de Comércio e Indústria do G15

OLAMP- Organização Latino-americana da Micro, Pequena e Média Empresa

Site: www.cacb.org.br
Contato: imprensa@cacb.org.br